GERAL
360º Consultoria Gestão Organizacional
360º Consultoria Gestão Qualidade
360º Consultoria Gestão Recursos Humanos
360º Consultoria Segurança e Saúde no Trabalho
360º Consultoria de Segurança Alimentar
360º Consultoria Marketing e Comunicação
360º Consultoria Gestão Financeira - Controlo
360º Consultoria Gestão Financeira - Revitalização
360º R&S

As relações de confiança sustentam as bases de estruturas duradouras. A confiança reside nos pilares estruturais de todas as organizações e produzem coerência e entusiasmo nos desafios do quotidiano empresarial.

Neste sentido, várias são as ferramentas para a melhoria constante em termos de gestão e, principalmente na definição de novas metas e metodologias para as atingir. A estrutura empresarial atual é extremamente exigente e contribui acima com demasiada enfase para o crescimento competitivo.

Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. A consultoria remonta às origens das relações humanas. É ato de conferência para deliberação de qualquer assunto que requeira prudência. Constitui-se na reflexão em busca de uma resposta através do mais adequado conselho ou de forma mais complexa, porém menos objetiva, de um parecer.

Registros antropológicos definem como traço comum às sociedades humanas o surgimento de indivíduos adotados como guias, que aconselhavam suas comunidades em todas as questões, desde relacionamentos, até ações para caça ou a guerra, inclusive aspetos da saúde física e psicológica. Desta forma, podemos concluir que a consultoria deriva da tradição xamânica, que também deu origem aos homens sagrados (sacerdotes).

De acordo com o Professor Paulo Ricardo Becker Jacintho, na antiga Grécia, os sacerdotes do Oráculo de Delfos proviam consultorias embasadas nas observações sistemáticas e inteligentes dos fenômenos naturais, entendidas naquela época como predições de homens escolhidos pelos deuses e dotados de poderes especiais. Foi nesse ambiente que surgiram os primeiros filósofos e o ideal da busca do conhecimento e do entendimento racional do mundo e da própria humanidade através da ciência.

Foi somente no início do século XX que a consultoria passou a ganhar os moldes da atividade hoje bem definida e caracterizada. Especialmente nas décadas de 40 e 50 nos Estados Unidos e na Europa Ocidental ocorreram importantes avanços na sistematização do trabalho de consultoria, com vinculação eminentemente técnica e científica aliada à experiência e fundamentada em teorias, mas sempre com foco nas soluções práticas.

Pode-se concluir que a consultoria constitui-se na transição do conhecimento e da experiência de um homem em prol de um objetivo humano. Essencialmente, é busca constante do saber preparado para o benefício de outrem. Nas belas palavras de Peter Becker “A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.”.

Consultoria enquanto atividade profissional

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial “É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções “, (QUINTELA, 1994)

Existem dois tipos de consultoria: a Consultoria Interna e a Consultoria Externa.

Consultoria Externa e Interna

Os serviços na atividade de Consultoria constituem normalmente reflexo da atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. A Consultoria pode ser prestada em qualquer área de conhecimento por pessoa ou pessoas detentoras desse conhecimento. As consultorias mais comuns são as decorrentes de profissões regulamentadas, tais como jurídicas, empresariais, econômicas, mas não exclusivamente, já que outras atividades têm revelado especialistas em assuntos não vinculados a profissões regulamentadas.

O profissional consultor pode estar ou não vinculado a uma organização específica. O consultor que se dedica totalmente a uma organização é chamado Consultor Interno(normalmente empregado desta) mas pode ter outro título formal. Aquele que presta serviços ocasionais é chamado Consultor Externo (ou Autônomo) e pode ser um empregado de uma companhia de consultoria. Muitos autores consideram apenas o segundo como Consultor efetivamente.

Muitas vezes as empresas possuem ambos os tipos de consultoria operando ao mesmo tempo. O consultor interno não vem em substituição ao externo, mas sim em complementação. O consultor interno servirá como apoio e ponto focal dos projetos de consultoria, inclusive para minimizar as desvantagens das duas condições isoladamente.

360º Consultoria Gestão Organizacional

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial “É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções “, (QUINTELA, 1994).

O que fazemos:

  • Levantamento dos dados referentes à organização estrutural da empresa;
  • Levantamento dos processos operacionais existentes;
  • Identificação/Diagnóstico dos principais desperdícios;
  • Análise das causas que prejudicam o planeamento e funcionamento do processo produtivo;
  • Análise das causas das reclamações.

Resultado esperado:

  • Planeamento eficaz do processo produtivo;
  • Controlo da produção e da qualidade do produto final e das várias etapas produtivas;
  • Aumento da produtividade da empresa;
  • Diminuição dos principais desperdícios identificados;
  • Otimização do processo de tratamento de encomendas;
  • Implementação de um processo eficaz no tratamento de reclamações;
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos/acordados com os clientes;
  • Aumento da satisfação do cliente.

Benefício associado:
Plano Estratégico de Controlo Organizacional

  • Objetivos de produtividade da empresa;
  • Planeamento de Produção;
  • Controlo de Produção;
  • Otimização do Circuito de Operações;
  • Eliminação de Desperdícios.

360º Consultoria Gestão Qualidade

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial “É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções “, (QUINTELA, 1994).

O que fazemos:

  • Levantamento da situação atual da empresa;
  • Formalização dos processos e procedimentos existentes;
  • Levantamento dos requisitos do cliente;
  • Verificação se os requisitos dos clientes estão a ser cumpridos eficazmente;
  • Análise da informação documental em vigor;
  • Identificação e caracterização dos fornecedores;
  • Formalização dos processos e procedimentos existentes;
  • Análise da satisfação do cliente.

Resultado esperado:

  • Elaboração do Manual da Qualidade com base na Norma NP EN ISO 9001:2015;
  • Caracterização dos processos da organização;
  • Tratamento e registo das não conformidades;
  • Definição da Política da Qualidade;
  • Estabelecimento e plano de ação para os objetivos da qualidade;
  • Identificação de indicadores de desempenho do processo produtivo;
  • Aumento da qualidade dos produtos e dos processos da organização;
  • Preparação prévia da empresa para o processo de certificação pela Norma NP EN ISO 9001:2015;
  • Criação de inquéritos para avaliação da satisfação do cliente;
  • Elaboração de ferramentas para seleção e avaliação de fornecedores;

Benefício associado:
Plano Estratégico de Controlo de Qualidade

  • Implementação do Manual da Qualidade;
  • Permitindo a diferenciação;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Objetivos da qualidade de processos e procedimentos;
  • Cumprimento da Política da Qualidade estabelecida.

360º Consultoria Gestão Recursos Humanos

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial “É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções “, (QUINTELA, 1994).

O que fazemos:

  • Diagnóstico de Recursos Humanos da Empresa;
  • Levantamento de dados dos colaboradores;
  • Análise e Descritivo de Funções;
  • Gestão e Modelos de Competência;
  • Avaliação do Desempenho;
  • Diagnóstico de Clima Organizacional.

Resultado Esperado:

  • Definição Estratégica de Quadros de Funções;
  • Gestão de quadros de férias e controlo de faltas;
  • Controlo de Despesas Operacionais;
  • Apoio ao processamento Salarial;
  • Apoio à Integração na Organização;
  • Gestão e mediação de conflitos e Procedimento Disciplinar;
  • Análise de Potencial para a progressão na Empresa;
  • Apoio à Gestão de Ações de Formação;
  • Apoio à Gestão de Equipa;
  • Formação para o Desenvolvimento Pessoal e Comportamental.

Benefício Associado:
Plano de Estratégia de Recursos Humanos

  • Manual de Recursos Humanos;
  • Soluções estratégicas de melhoria do clima da organização;
  • Soluções estratégicas de potencialização organizacional;
  • Aumento da Qualidade de vida no Trabalho;
  • Controlo absoluto de Estado atual dos colaboradores;
  • Cumprimento do código e legislação do Código do Trabalho;
  • Objetivos específicos de produtividade – pessoas;
  • Posicionamento deliberado da Empresa no mercado, em termos de missão, visão e valores;
  • Cumprimento pelo código de Ética e conduta.

360º Consultoria Segurança e Saúde no Trabalho

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial “É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções “, (QUINTELA, 1994).

O que fazemos:

  • Diagnóstico e Identificação das Anomalias em Sistema de SST;
  • Diagnóstico de causas e impactos associados;
  • Enquadramento de Reestruturação/ Otimização do Sistema SST;
  • Gestão e modelos de melhoria contínua;
  • Análise de Riscos.

Resultado Esperado:

  • Status atual do Sistema de SST da empresa;
  • Relatório do impacto de melhorias de SST na organização;
  • Enquadramento de investimentos para melhoria contínua;
  • Melhoria da Segurança dos Colaboradores;
  • Apoio à Gestão de Ações de Formação;
  • Apoio à Gestão de Equipa.

Benefício Associado:
Plano de Estratégia de SST

  • Manual de SST, segundo a norma NP EN ISO 45001:2018;
  • Soluções estratégicas ao abrigo da Medicina no Trabalho;
  • Soluções estratégicas de melhoria de Segurança no Trabalho;
  • Soluções estratégicas de potencialização da Saúde no Trabalho;
  • Aumento da Qualidade de vida no Trabalho;
  • Controlo absoluto de Estado atual dos colaboradores;
  • Estabelecimento de Auditorias de verificação;
  • Reforço absoluto no Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho.

360º Consultoria de Segurança Alimentar

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial “É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções “, (QUINTELA, 1994).

O que fazemos:

  • Identificação Perigos e Avaliação os Riscos em termos de Segurança Alimentar;
  • Determinação dos Pontos Críticos de Controlo;
  • Estabelecimento dos Limites Críticos para cada PCC;
  • Estabelecer as metodologias de controlo necessárias para eliminar / reduzir os perigos identificados;
  • Monotorização do Cumprimento das metodologias de Controlo;
  • Definir e Implementar Ações Corretivas e Ações de melhoria;
  • Controlo e auditoria e arquivo dos dados documentados.

Resultado Esperado:

  • Avaliação e Controlo dos Riscos na Produção Alimentar;
  • Diminuição dos impactos de pontos Críticos;
  • Rastreabilidade e Controlo de Produtos (por validade);
  • Otimização de Desperdícios Alimentares;
  • Otimização dos recursos;
  • Otimização dos fluxos de produção;
  • Organização dos processos e dos colaboradores de forma a produzir em segurança;
  • Contenção de Perigos identificados;

Benefício Associado:
Plano de Estratégia de HACCP

  • Dotação de um sistema reconhecido e considerado eficaz a nível internacional;
  • Proteção contra ações legais;
  • Aplicável a toda a cadeia alimentar;
  • Aumento da credibilidade ao consumidor em termos de segurança do produto alimentar;
  • Garantia da segurança dos alimentos e saúde dos consumidores;
  • Aumento da confiança e fidelização dos clientes e consumidores;
  • Aumentos dos padrões de qualidade e conformidade alimentar;
  • Aumento da competitividade do produto alimentar.

360º Consultoria Marketing e Comunicação

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial “É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções “, (QUINTELA, 1994).

O que fazemos:

  • Levantamento de necessidades;
  • Análise interna e do meio envolvente;
  • Matrizes SWOT, Análise PEST;
  • Análise de Porter;
  • Enquadramento de Mercado;
  • Enquadramento de Concorrência;
  • Diagnóstico de Comunicação;
  • Gestão de Redes Sociais.

Resultado Esperado:

  • Posicionamento deliberado da Empresa no mercado, em termos de missão, visão e valores;
  • Definição da Responsabilidade Organizacional;
  • Desenvolvimento dos Procedimentos de Trabalho em termos de comunicação;
  • Definição de público-alvo;
  • Definição de canais de comunicação;
  • Avaliação de Resultados.

Benefício Associado:
Plano de Estratégia de CMC

  • Otimização da Comunicação;
  • Plano de Marketing e Comunicação;
  • Objetivos de público-alvo;
  • Comunicação interna desenvolvida;
  • Otimização de Resultados.

360º Consultoria Gestão Financeira – Controlo

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial “É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções “, (QUINTELA, 1994).

O que fazemos:

  • Análise Financeira da Empresa em 2 Fases: Analítica & Crítica;
  • Diagnóstico de Controlo de Tesouraria;
  • Diagnóstico de Controlo de Stocks;
  • Diagnóstico e Interpretação de Contas-Corrente;
  • Diagnóstico e Enquadramento de Investimentos;
  • Enquadramento de Regras e Diretrizes Financeiras.

Resultado Esperado:

  • Status Atual da Empresa;
  • Implementação de Ferramenta e Controlo de Tesouraria;
  • Implementação de Ferramenta e Controlo de Stocks (por validade);
  • Recuperação de Capitais Vencidos e Não Vencidos;
  • Viabilidade Económica de Investimentos;
  • Mensuração e Enquadramentos Financeiros.

Benefício Associado:
Plano de Estratégia de Controlo Financeiro

  • Manual de Gestão Financeira;
  • Reforço Absoluto no Controlo de Tesouraria;
  • Reforço Absoluto no Controlo de Stocks e de diminuição de desperdícios de Compras;
  • Objetivos Comerciais de Crescimento;
  • Otimização de rácios e indicadores económico-financeiros;
  • Integração de Diretrizes financeiras.

360º Consultoria Gestão Financeira – Revitalização

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial “É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções “, (QUINTELA, 1994).

O que fazemos:

  • Análise Financeira da Empresa em 2 Fases: Analítica & Crítica;
  • Interpretação de Rácios e Indicadores Financeiros;
  • Diagnóstico de Controlo de Tesouraria;
  • Diagnóstico de Credores e Contas a Pagar;
  • Diagnóstico de Devedores e Contas a Receber;
  • Regras de Enquadramento Financeiro;
  • Regras de Gestão Financeira;
  • Controlo de Gestão Financeira.

Resultado Esperado:

  • Status Atual da Empresa;
  • Implementação de Ferramenta e Controlo de Tesouraria;
  • Contenção do Tempo Médio de Pagamento;
  • Otimização do Tempo Médio de Recebimento;
  • Recuperação de Capitais Vencidos e Não Vencidos;
  • Viabilidade Económica da Empresa;
  • Mensuração e Enquadramentos Financeiros.

Benefício Associado:
Plano de Estratégia de Controlo Financeiro

  • Manual de Gestão Financeira;
  • Reforço Absoluto no Controlo de Tesouraria;
  • Estratégia de Contenção financeira para a Revitalização;
  • Objetivos Comerciais de Recuperação;
  • Otimização de rácios e indicadores económico-financeiros;
  • Integração de Diretrizes financeiras;
  • Negociação Extrajudicial de Recuperação;
  • Apoio ao Controlo Financeiro.

360º Consultoria Recursos Humanos – Recrutamento e Seleção

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial “É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções “, (QUINTELA, 1994).

O que fazemos:

  • Levantamento do Perfil e necessidades;
  • Triagem curricular;
  • Dinâmicas de Grupo;
  • Entrevista curricular;
  • Entrevista para avaliação de perfil;
  • Apresentação dos candidatos selecionados.

Resultado Esperado:

  • Enquadramento das necessidades do cliente;
  • Enquadramento em Diagnóstico de Funções;
  • Definição estratégica de Tipologia de Candidatos;
  • Validação de dados específicos com clientes;
  • Relatórios Mensuráveis;
  • Acompanhamento Personalizado.

Benefício Associado:
Plano de Estratégia de R&S

  • Processo de Recrutamento dinâmico e eficaz;
  • Entrevistas sigilosas, rigorosas e profissionais;
  • Otimização de sistema de desenvolvimento;
  • Correspondência com as necessidades do cliente;
  • Condições altamente competitivas;
  • Garantia de Satisfação.