GERAL
360º Consultoria Gestão Organizacional
360º Consultoria Gestão Comercial
360º Consultoria Gestão Recursos Humanos
360º Consultoria Gestão e Acompanhamento
360º Consultoria e Formação Certificada
360º Consultoria Gestão Industrial
360º Consultoria Marketing e Comunicação
360º Consultoria Gestão Financeira - Controlo Financeiro
360ª Consultoria Gestão Financeira - Desenvolvimento Financeiro
360º Consultoria Gestão Financeira - Revitalização Financeira
360º R&S
RGPD - Diretiva 95/46/CE

As relações de confiança sustentam as bases de estruturas duradouras. A confiança reside nos pilares estruturais de todas as organizações e produzem coerência e entusiasmo nos desafios do quotidiano empresarial.

Neste sentido, várias são as ferramentas para a melhoria constante em termos de gestão e, principalmente na definição de novas metas e metodologias para as atingir. A estrutura empresarial atual é extremamente exigente e contribui acima com demasiada enfase para o crescimento competitivo.

Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. A consultoria remonta às origens das relações humanas. É ato de conferência para deliberação de qualquer assunto que requeira prudência. Constitui-se na reflexão em busca de uma resposta através do mais adequado conselho ou de forma mais complexa, porém menos objetiva, de um parecer.

Registros antropológicos definem como traço comum às sociedades humanas o surgimento de indivíduos adotados como guias, que aconselhavam suas comunidades em todas as questões, desde relacionamentos, até ações para caça ou a guerra, inclusive aspetos da saúde física e psicológica. Desta forma, podemos concluir que a consultoria deriva da tradição xamânica, que também deu origem aos homens sagrados (sacerdotes).

De acordo com o Professor Paulo Ricardo Becker Jacintho, na antiga Grécia, os sacerdotes do Oráculo de Delfos proviam consultorias embasadas nas observações sistemáticas e inteligentes dos fenômenos naturais, entendidas naquela época como predições de homens escolhidos pelos deuses e dotados de poderes especiais. Foi nesse ambiente que surgiram os primeiros filósofos e o ideal da busca do conhecimento e do entendimento racional do mundo e da própria humanidade através da ciência.

Foi somente no início do século XX que a consultoria passou a ganhar os moldes da atividade hoje bem definida e caracterizada. Especialmente nas décadas de 40 e 50 nos Estados Unidos e na Europa Ocidental ocorreram importantes avanços na sistematização do trabalho de consultoria, com vinculação eminentemente técnica e científica aliada à experiência e fundamentada em teorias, mas sempre com foco nas soluções práticas.

Pode-se concluir que a consultoria constitui-se na transição do conhecimento e da experiência de um homem em prol de um objetivo humano. Essencialmente, é busca constante do saber preparado para o benefício de outrem. Nas belas palavras de Peter Becker "A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.".

Consultoria enquanto atividade profissional

Segundo o consultor empresarial António Carlos Ferreira, consultoria empresarial "É um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas, encontrar a seguir soluções recomendadas pela consultoria e, por fim, eventualmente, conseguir ajuda para implementação dessas soluções ", (QUINTELA, 1994)

Existem dois tipos de consultoria: a Consultoria Interna e a Consultoria Externa.

Consultoria Externa e Interna

Os serviços na atividade de Consultoria constituem normalmente reflexo da atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. A Consultoria pode ser prestada em qualquer área de conhecimento por pessoa ou pessoas detentoras desse conhecimento. As consultorias mais comuns são as decorrentes de profissões regulamentadas, tais como jurídicas, empresariais, econômicas, mas não exclusivamente, já que outras atividades têm revelado especialistas em assuntos não vinculados a profissões regulamentadas.

O profissional consultor pode estar ou não vinculado a uma organização específica. O consultor que se dedica totalmente a uma organização é chamado Consultor Interno(normalmente empregado desta) mas pode ter outro título formal. Aquele que presta serviços ocasionais é chamado Consultor Externo (ou Autônomo) e pode ser um empregado de uma companhia de consultoria. Muitos autores consideram apenas o segundo como Consultor efetivamente.

Muitas vezes as empresas possuem ambos os tipos de consultoria operando ao mesmo tempo. O consultor interno não vem em substituição ao externo, mas sim em complementação. O consultor interno servirá como apoio e ponto focal dos projetos de consultoria, inclusive para minimizar as desvantagens das duas condições isoladamente.

360º Consultoria Gestão Organizacional

MODELO ORGANIZATIVO

Este modelo define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Esta estrutura influencia o desempenho, a gestão de objetivos e os resultados. Proporciona maior garantia de eficiência produtiva.

Coadjuvando as funções, suas tarefas e o modelo organizativo previsto, potenciamos a estrutura para o desenvolvimento sustentado.

 

SISTEMA FUNCIONAMENTO

Posicionar direções, enquadrar funções e tarefas e potenciar os recursos existentes contemplam toda a gama de implementações do sistema de funcionamento da sua empresa. Este serviço implica o desenvolvimento do manual de procedimento internos, por departamento, onde existem as coligações internas ao nível da gestão de tarefas, objetivos e resultados esperados.

Para a sua empresa funcionar bem, desenvolva critérios fidedignos.

 

DIAGNÓSTICO DESPERDÍCIOS

Existem dois tipos de desperdícios: os visíveis e ocultos. Relativamente aos desperdícios ocultos, é muito importante que eles sejam identificados e eliminados antes que se possam tornar grandes demais e sejam problemas ainda maiores para a sua empresa.

Este serviço contempla a análise e interpretação dos principais desperdícios de produção e produtividade, tendo impacto financeiro nas tabelas de produção da sua empresa.

 

OTIMIZAÇÃO PROCESSO

É sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. As mudanças feitas devem ser graduais e nunca bruscas, para não perturbar o equilíbrio da estrutura da equipa de trabalho e seus gestores. Mantendo os índices de desperdícios, procuramos alavancar os resultados agindo diretamente no processo produtivo.

A melhoria contínua respeita as intervenções com impacto financeiro nas tabelas produtivas da sua empresa e no método de controlo e gestão de objetivos e resultados esperados.

 

CONSULTORIA ACOMPANHAMENTO

Este serviço visa a personalização da nossa capacidade de execução, no apoio à gestão de conflitos com fornecedores e parceiros, análise de intervenções de qualquer nível, estudo de soluções, enquadramentos orçamentais e gestão de novos investimentos, contratações ou aquisições.

A sua empresa fica dotada de um consultor direto que fará de processos a vários níveis de intervenção direta com a equipa, gestão orçamental, análises de mercado.

Foque-se no seu negócio, nós trabalhamos e fundamentamos as suas ideias.

 

Benefícios & Vantagens

“A dimensão da uma empresa mede-se pelo tamanho da sua organização.”

Empresas com lideranças fundamentadas têm maiores probabilidade de êxitos operacionais.

Com base na nossa experiência a organização de uma empresa, em termos produtivos, logísticos e operacionais, é fundamental para garantir resultados acima da média, desperdícios controlados e máxima potencialização dos recursos disponíveis.

A Critérios oferece soluções que promovem a motivação, o controlo e o comprometimento de equipas de trabalho e reduzem os desperdícios operacionais através de estratégias de melhoria contínua, de processos e de infraestruturas. Ter layouts definidos e posições deliberada e estrategicamente posicionados, proporciona um melhor fluxo de operações, controladas e mensuradas em prol de índices e resultados de produção que sejam estrategicamente sustentados.

Uma empresa que investe num planeamento produtivo sustentável com o apoio de estratégias de controlo e melhoria de processos, pessoas e infraestruturas garante um ambiente de trabalho mais saudável com uma produção mais fluída e equipas de trabalho motivadas.

O resultado em produtos e serviços de qualidade superior é apenas uma consequência.

360º Consultoria Gestão Comercial

MODELO COMERCIAL

Este modelo define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Esta estrutura influencia o desempenho, a gestão de objetivos e os resultados. Proporciona maior garantia de eficiência produtiva e comunicação assertiva. Enquadramos o tipo de comunicação interna e externa e consideramos a formalização de dados.

Coadjuvando as funções, suas tarefas e o modelo comercial previsto, potenciamos a estrutura para o desenvolvimento sustentado. Desenvolvemos estudo de mercados, intervenções SWOT e análises avaliativas.

 

ESTRATÉGIAS FUNCIONAMENTO E COMUNICAÇÃO

Posicionar direções, enquadrar funções e tarefas e potenciar os recursos existentes contemplam toda a gama de implementações da estratégia de funcionamento da sua empresa. Este serviço implica o desenvolvimento do manual de procedimentos comerciais perfeitamente integrados ao nível da gestão de tarefas internas, objetivos de produção e resultados comerciais esperados.

Para a sua empresa funcionar bem, desenvolva critérios claros, acessíveis e fidedignos. Otimize a comunicação com os clientes, parceiros e fornecedores. Transforme o seu departamento comercial.

 

GESTÃO E CONTROLO DE DADOS

A evolução de uma empresa vislumbra-se a partir dos seus pontos de medição. Dotamo-nos de sistemas de gestão e controlo de dados, objetivos e rácios de produtividade. Implementamos e formamos as equipas segundo uma estratégia definida e apoiamos no controlo de tarefas, comunicação, objetivos e integração com sistemas produtivos internos (ao nível do tempo de resposta, comunicação assertiva interna e externa).

Proporcione um elevado controlo da sua equipa ao bom nível do funcionamento organizacional integrado com o fator comercial da sua empresa. Otimize a sua imagem organizacional.

 

GESTÃO EQUIPAS COMERCIAIS

É sempre possível fazer melhor. As mudanças feitas devem ser graduais e nunca bruscas, para não perturbar o equilíbrio da estrutura, da equipa de trabalho e os seus gestores. O departamento comercial de uma empresa é o catalisador principal das linhas produtivas. As pessoas, a estratégia e a comunicação são fundamentais para o desenvolvimento empresarial. Estes pontos estão bem definidos e posicionados, sempre ao bom rigor do cumprimento de objetos, sendo as oscilações que o mercado proporciona meros desafios para equipas com capacidade de resiliência. Esta capacidade requer uma gestão efetiva assertiva e enquadrada.

A melhoria contínua respeita intervenções de otimização com um impacto financeiro brutal, a nível das estruturas produtivas da sua empresa e no método de controlo e gestão de objetivos e resultados esperados.

 

CONSULTORIA ACOMPANHAMENTO

Este serviço visa a personalização da nossa capacidade de execução, no apoio à gestão de mediação de comunicação com fornecedores, clientes e parceiros, análise de intervenções de nível comercial, estratégias singulares em processo comercial, gestão equipas comerciais e interpretação de objetivos para sessões de formação especifica. Mediamos reuniões comerciais e concretizamos os planos definidos.

A sua empresa fica dotada de um consultor direto que fará a gestão comercial ao nível da gestão, de intervenção direta com a equipa e apoio efetivo na gestão e controlo de dados. Foque-se no seu negócio, nós desenvolvemos a sua estratégia.

 

Benefícios & Vantagens

A área comercial duma empresa é a principal sustentabilidade de toda a estrutura, pessoas e crescimento esperado. Com base na nossa experiência, a estratégia comercial refinada traduz-se em resultados bastante dinâmicos e ativos, havendo sempre a possibilidade de direcionar estratégias em vários níveis.

A Critérios oferece soluções estratégicas que proporcionam efetividade e assertividade na relação global comercial, em termos de comunicação interna e externa, mensuração de resultados esperados e objetivos bem definidos.

A empresa que desenvolve as suas ações comerciais sob índices estratégicos é uma empresa mais competitiva, que consegue trabalhar a sua demarcação no mercado ao mesmo tempo que sustenta o seu próprio desenvolvimento e sustentabilidade.

360º Consultoria Gestão Recursos Humanos

ANÁLISE E DESCRITIVO DE FUNÇÕES

Quem faz exatamente o quê na sua empresa? Quando? Como? Porquê? A CRITÉRIOS responde lhe a estas perguntas aumentando a produtividade da sua empresa. Este serviço consiste no processo de identificação e estudo das várias funções, de modo a obter uma estrutura organizacional otimizada.

Munimos a empresa de uma ferramenta estrutural, base de todos os processos inerentes à Gestão de Recursos Humanos e que contribui para incrementar o ajustamento entre trabalho e trabalhador.

 

GESTÃO MODELOS COMPETÊNCIA

A partir da Missão, Visão e Estratégia Organizacional, a CRITÉRIOS cria um Modelo de Gestão por Competências, consolidando assim a coerência entre a identidade da empresa, a dos colaboradores e das categorias profissionais que ocupam. Este modelo permite adequar o perfil de cada colaborador às exigências de cada função, atendendo aos objetivos da empresa. Além disto, permitem monitorizar a evolução do colaborador e assim concluir sobre a sua progressão na empresa.

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Várias pesquisas têm demonstrado que colaboradores motivados são colaboradores mais produtivos e que geram maior rendimento. Com base nesta premissa, a CRITÉRIOS disponibiliza um serviço que permite à empresa conhecer e monitorizar o nível da satisfação dos seus colaboradores. Quando pedimos a participação dos colaboradores neste estudo, despertamos o seu grau de empenho, pela valorização atribuída e pelo sentimento de inclusão no crescimento e desenvolvimento institucional. No final, propomos soluções práticas de intervenção na melhoria da satisfação dos colaboradores.

 

DIAGNÓSTICO CLIMA-ORGANIZACIONAL

Avaliar o desempenho é muito mais do que avaliar resultados. A CRITÉRIOS propõe a definição de um sistema de avaliação válido, isento e com resultados tangíveis. Este sistema pretende reforçar o bom desempenho e aumentar o sentimento de reconhecimento por parte dos colaboradores. Fornecemos um instrumento que permite comunicar os objetivos da empresa a qualquer colaborador, para que este se foque nas tarefas fulcrais e que faça ajustes ao seu desempenho quando houver um desvio face aos objetivos.

 

CONSULTORIA ACOMPANHAMENTO

  • Gestão de Quadros de Férias.
  • Apoio ao Processamento Salarial.
  • Apoio à Integração na Organização.
  • Gestão e Mediação de Conflitos.
  • Análise de Potencial para a progressão na empresa.
  • Apoio à Gestão de Equipas.
  • Programas de Incentivo (team buildings, outdoors, etc.).
  • Sessões de informação e esclarecimento.
  • Formação para o Desenvolvimento Pessoal e Comportamental.

 

Benefícios & Vantagens

“As pessoas são o património das organizações”

Os Recursos Humanos de uma organização, vão além do simples bom ambiente organizacional.

A nossa experiência evidencia que o Departamento de Recursos Humanos envolve diversas vertentes organizacionais e comprova a existência de melhoria e potencialização organizacional.

A Critérios oferece soluções estratégicas que harmonizam o ambiente organizacional, e analisam a sua qualidade de vida organizacional bem como aperfeiçoam o seu sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho.

Uma organização que detêm Departamento de Recursos Humanos, beneficia de soluções estratégias na gestão do seu pessoal.

Beneficia de uma equipa que irá analisar e desenvolver os pontos básicos da sua organização e potencializar a sua qualidade de vida organizacional.

Um colaborador satisfeito com a qualidade de vida no trabalho é um colaborador que irá maximizar o seu rendimento, o que terá impacto direto nos resultados organizacionais.

 

360º Consultoria Gestão e Acompanhamento

ENQUADRAMENTO DE FUNCIONAMENTO

Este modelo define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Esta estrutura influência o desempenho, a gestão de objetivos e os resultados. Proporciona maior garantia de eficiência produtiva.

  • Análise ao Modelo Organizativo.
  • Interpretação do Sistema de Funcionamento.
  • Desenvolvimento e elaboração de fio condutor documental.
  • Enquadramento de resultados esperados.

 

GESTÃO DE EQUIPAS

  • Gestão de Quadros de Férias.
  • Apoio à Integração na Organização.
  • Gestão e Mediação de Conflitos.
  • Análise de Potencial para a progressão na empresa.
  • Apoio à Gestão de Equipas.
  • Programas de Incentivo (team buildings, outdoors, etc...).

 

GESTÃO DE FORNECEDORES

Apoio a planos de investimento (mediação de investimento e previsão de retorno). Este serviço é contemplado pela assertividade. Procuramos fornecer dados concretos acerca de possíveis investimentos, onde fazemos uma análise prévia ao investimento e desenvolvemos um plano de retorno financeiro com objetivos bem definidos num plano orçamental.

  • Negociação e intermediação de interesses e resultados esperados.
  • Enquadramento de retorno em previsão.
  • Logística de funcionamento.

 

RELAÇÃO COMERCIAL E COM O CLIENTE

Posicionar direções, enquadrar funções e tarefas e potenciar os recursos existentes contemplam toda a gama de implementações de estratégia de funcionamento da sua empresa.

O departamento comercial de uma empresa é o catalisador principal das linhas produtivas. As pessoas, a estratégia e a comunicação são fundamentais para o desenvolvimento empresarial.

  • Desenvolvimento de scripts atendimento.
  • Metodologia para gestão de pedidos e encomendas.
  • Elaboração de fio condutor documental.
  • Metodologia para gestão de reclamações.

 

GESTÃO MÉTRICAS E TAREFAS

Este serviço visa a personalização da capacidade de execução da sua empresa, no apoio à gestão e mediação de comunicação com fornecedores, clientes e parceiros, gestão e mediação de reclamações, análise de intervenções de nível comercial, estratégias singulares em processo comercial, gestão equipas comerciais e interpretação de objetivos.

A sua empresa fica dotada de um consultor direto que fará a gestão comercial ao nível da gestão, de intervenção direta com a equipa e apoio efetivo na gestão e controlo de dados.

Foque-se no seu negócio, nós desenvolvemos a sua estratégia.

 

Benefícios & Vantagens

O acompanhamento estratégico por um corpo externo torna-se fundamental às empresas que pretendem desenvolver-se sustentadamente. Com base na nossa experiência, a globalidade de operações desempenha um papel fundamental na gestão de recursos operacionais e financeiros.

A Critérios oferece soluções estratégicas de acompanhamento evolutivo onde procuramos mensurar as operações e posicionar processos de desenvolvimento internos, comunicação interna, posicionar as responsabilidades operacionais e as consequências financeiras que devem advir de procedimento estrategicamente implementados. A melhoria contínua é uma ferramenta brutal de crescimento sustentado.

A empresa que procura desenvolver as suas operações sob índices elevados de rigor e acompanhamento processual consegue atingir índices elevados que potenciam o crescimento e sua sustentabilidade.

360º Consultoria e Formação Certificada

MODELO ORGANIZATIVO

Solicitação documentação interna para uma análise global do sistema de comunicação e formalização de dados. Na eventualidade de não haver documentação ou esta estar com anomalias, realizaremos um plano de ação direcionado que proporciona um progresso na gestão de dados e informação em produtivo.

(Manual de acolhimento, Organogramas empresariais, Conduta interna, Normas de funcionamento internas, normas de funcionamento com fornecedores, entre outros documentos administrativos).

Diagnóstico ao processo operacional e produtivo, Formalização dados, implementação estratégias e Formação certificada (Art.º 131 – Formação Contínua, Código do Trabalho),

 

ESTRATÉGIAS FUNCIONAMENTO E COMUNICAÇÃO

Aplicação de ferramentas que conduzem a um diagnóstico de interpretação de dados, considerando as principais movimentações logísticas de cada processo, as tarefas a serem executadas nos respetivos processos e permite-nos, também, identificar alguns desperdícios que podem prejudicar o sistema logístico operacional.

(DAF, DCO, DES (equipa), DQ (processos e planos de ação de melhoria)

 

SISTEMA DE FUNCIONAMENTO

Desenvolvimento de todo um sistema operacional e produtivo, por departamento, de forma integrada. Nos sistemas de funcionamento em implementação servem como base os diagnósticos aplicados e visam otimizar os processos através de estratégias fidedignas e fundamentadas.

O sistema de funcionamento permite enquadrar um tratamento de processos logístico-operacional de ligação a fornecedores. A empresa fica dotada de um processo de tratamento de dados e informações com fornecedores, integrado num sistema de tratamento logístico interno. A integração é fundamental.

(Respeita as condições formativas com respeito aos programas de formação financiada).

 

DOSSIER TÉCNICO-PEDAGÓGICO

Todo este dossier é fundamentado nas estratégias de desenvolvimento e execução de tarefas no processo operacional e produtivo da empresa. Este procedimento do serviço 360º CFC consiste na elaboração de uma manual de procedimentos internos, que servirá de base para as ações formativas (Art.º 131, Código do trabalho).

Toda a formação garante à empresa, através da emissão de um certificado, que os colaboradores estão devidamente habilitados e preparados para uma melhor e mais assertiva prestação profissional.

 

CONSULTORIA ACOMPANHAMENTO

Este serviço visa a personalização da nossa capacidade de execução, no apoio à gestão e mediação de conflitos com fornecedores, clientes e parceiros, análise de intervenções de qualquer nível, estudo de soluções, enquadramentos orçamentais e gestão de novos investimentos, contratações ou aquisições.

A sua empresa fica dotada de um consultor direto que fará a gestão de processos a vários níveis, de intervenção direta com a equipa, gestão orçamental, análises de mercado.

Foque-se no seu negócio, nós trabalhamos e fundamentamos as suas ideias.

 

Benefícios & Vantagens

Ao abrigo do Art.º 131 – Formação Contínua, do Código do Trabalho, a empresa fica dotada de colaboradores certificados. Ao mesmo tempo certifica-se de que os modelos de trabalho são devidamente comunicados e a garantia de bom funcionamento é uma nuance que proporciona resultados positivos.

360º Consultoria Gestão Industrial

MODELO COMERCIAL

Este modelo define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Esta estrutura influencia o desempenho, a gestão de objetivos e os resultados. Proporciona maior garantia de eficiência produtiva.

Coadjuvando as funções, suas tarefas e o modelo organizativo previsto, potenciamos a estrutura para o desenvolvimento sustentado.

São identificados principais malefícios operacionais e reformulados estrategicamente para modelos e sistemas de funcionamento lean controláveis e que permitam respeitar objetivos de sustentabilidade operacional.

Este serviço permite melhorar tempos de resposta bem como a qualidade de trabalho e dos serviços prestados

 

DIAGNÓSTICO DESPERDÍCIOS

Existem dois tipos de desperdícios, enquadrar funções e tarefas e potenciar os recursos existentes contemplam toda a gama de implementações do sistema de funcionamento da sua empresa. Este serviço implica o desenvolvimento do manual de procedimentos internos, por departamento, onde existem as coligações internas ao nível da gestão de tarefas, objetivos e resultados esperados.

Para a sua empresa funcionar bem, desenvolva critérios fidedignos.

 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Este serviço tem como base a otimização dos processos levando-a a um patamar superior reformulando os espaços de trabalho e armazenamento através de desenvolvimento de layouts e zooning.

Este serviço permite melhorar o fluxo de processos garantindo a segurança de todos e diminuindo os desperdícios de tempo em deslocações internas.

 

CONSULTORIA ACOMPANHAMENTO

Este serviço visa a personalização da nossa capacidade de execução, no apoio à gestão de conflitos com fornecedores e parceiros, análise de intervenções de qualquer nível, estudo de soluções, enquadramentos orçamentais e gestão de novos investimentos, contratações ou aquisições.

A sua empresa fica dotada de um consultor direto que fará de processos a vários níveis de intervenção direta com a equipa, gestão orçamental, análises de mercado.

Foque-se no seu negócio, nós trabalhamos e fundamentamos as suas ideias.

 

Benefícios & Vantagens

“A dimensão da uma empresa mede-se pelo tamanho da sua organização.”

Empresas com lideranças fundamentadas têm maiores probabilidade de êxitos operacionais.

Com base na nossa experiência a organização de uma empresa, em termos produtivos, logísticos e operacionais, é fundamental para garantir resultados acima da média, desperdícios controlados e máxima potencialização dos recursos disponíveis.

A Critérios oferece soluções que promovem a motivação, o controlo e o comprometimento de equipas de trabalho e reduzem os desperdícios operacionais através de estratégias de melhoria contínua, de processos e de infraestruturas. Ter layouts definidos e posições deliberada e estrategicamente posicionados, proporciona um melhor fluxo de operações, controladas e mensuradas em prol de índices e resultados de produção que sejam estrategicamente sustentados.

Uma empresa que investe num planeamento produtivo sustentável com o apoio de estratégias de controlo e melhoria de processos, pessoas e infraestruturas garante um ambiente de trabalho mais saudável com uma produção mais fluída e equipas de trabalho motivadas.

O resultado em produtos e serviços de qualidade superior é apenas uma consequência.

360º Consultoria Marketing e Comunicação

ANÁLISE INTERNA E DO MEIO ENVOLVENTE

Identificação da empresa e o meio envolvente em que se enquadra. Análise detalhada a nível interno e externo para garantir um conhecimento mais profundo relativamente à empresa, o que nos permite melhorar a gestão de objetivos e maximizar resultados.

Estudo concreto da missão, visão, valores e historial da empresa, bem como, interpretação dos fatores macro ambientais e análise dos concorrentes e benchmarks, de modo a apresentar um estudo de mercado concreto e realista.

 

MATRIZES SWOT

Verificação e conexão dos aspetos internos e externos à organização com o intuito de absorver os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças, sendo que os dois primeiros aspetos estão associados à empresa e os dois últimos ao setor de mercado que esta se insere, respetivamente.

Após a identificação de cada tópico serão concebidos cruzamentos, entre as vertentes internas e externas, de forma estratégica para o melhor desempenho da empresa e de acordo com os objetivos estratégicos e operacionais estipulados.

 

ESTRATÉGIA

Desenvolvimento estratégico para atingir os objetivos e maximizar recursos.

Especificação do posicionamento da organização em relação ao mercado em que se integra e deve, também, segmentação em relação ao consumidor e públicos-alvo. Atenção para o avanço da idealização do marketing-mix estratégico. No caso de a empresa oferecer um produto é preciso ter em consideração - produto, preço, comunicação e distribuição - em caso de oferta de um serviço – produto, preço, comunicação, distribuição, pessoas, evidencias físicas e processos -, de forma a proporcionar um bom funcionamento futuro. Estes critérios devem ser elaborados com rigor para ir de encontra com os padrões pretendidos.

 

PLANO DE AÇÃO

Planeamento detalhado para cada ação e respetiva calendarização, bem como, a criação de indicadores de sucesso para medir o desempenho de cada uma. Cada ação será idealizada com um orçamento base estipulado inicialmente.

Nesta fase, será idealizado, também, um plano de contingência a ser implementado, caso seja preciso na próxima fase.

 

CONSULTORIA DE ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento contínuo da nossa equipa, controlo e supervisão dos KPI’s (Key Performance Indicator) estabelecidos e implementação das ações de recurso para solucionar as possíveis adversidades já previstas anteriormente.

 

Benefícios & Vantagens

  • Ponto de situação atual da empresa;
  • Definição de objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas, calendarizados);
  • Utilização de estratégias inovadoras;
  • Reformulação de posicionamento e segmentação dos públicos-alvo;
  • Definição de ações eficazes e adequadas à empresa;
  • Acompanhamento e assistência contínua da proposta apresentada.

360º Consultoria Gestão Financeira - Controlo Financeiro

ANÁLISE FINANCEIRA

Através de uma plataforma de controlo de valores e indicadores para as demonstrações financeiras, é realizado um levantamento de dados contabilísticos e financeiros para o seu preenchimento. A análise financeira pode ser vista de acordo com diferentes perspetivas: económica e financeira; unidimensional e multidimensional, estática e dinâmica e ainda fundamental e técnica. Desta forma, surge a emissão de um relatório de análise da sua empresa numa primeira fase – FASE ANALÍTICA- e, posteriormente, uma segunda fase- FASE CRÍTICA-, após pedido de documentos comprovativos e esclarecimento de pontos.

 

GESTÃO E CONTROLO DE TESOURARIA E STOCKS

Utilizando uma ferramenta de controlo operacional, financeiro e de produção, é realizado um enquadramento e implementação de ferramentas de controlo operacional e financeiro da empresa. A gestão de stocks é um aspeto essencial para gerir uma empresa de modo eficiente: permite-nos aumentar a produtividade e eficiência, ajuda a organizar o espaço de armazenamento, poupa tempo e dinheiro e melhora a exatidão das encomendas de inventário. Outro ponto chave é o controlo de tesouraria, pois torna-se crucial na tomada de decisão no âmbito das políticas de investimento, dos processos de financiamento e da avaliação de desempenho.

 

GESTÃO DE CONTAS-CORRENTE

Após levantamento de dados e implementação de ferramentas de controlo e monitorização, há lugar à interpretação de potenciais recuperações de contas-corrente de clientes, bem como o controlo de pagamentos a fornecedores. Desta forma, o foco é a saúde financeira da empresa a curto prazo, e posteriormente a médio e longo prazo.

 

ENQUADRAMENTO DE INVESTIMENTOS

Após levantamento de dados e implementação de ferramentas de controlo e monitorização, há lugar à interpretação de potenciais investimentos operacionais, RH, SST, e outros dados. Junta-se enquadramento justificativo com dados de investimento potencial, retorno e redução de custos e riscos associados.

REGRAS E DIRETRIZES FINANCEIRAS

  • Implementação de ferramentas de controlo, direcionados para o controlo financeiro, fluxos de caixa, saúde.
  • Circular e controlo de centros de custos e gastos. Neste sentido, agregamos um manual de procedimentos

 

ACOMPANHAMENTO

Por vezes, é necessário posicionar direções de investimentos, quer sejam financeiros ou não. A CRITÉRIOS, devido à posição que toma no mercado, consegue posicionar o seu perfil de investidor, traçar os objetivos principais, secundários e terciários da sua empresa sem que tal ponha em causa a saúde financeira da sua empresa. Ajuda a procurar os investimentos necessários e mais inteligentes para a sua organização, sempre enquadrando as suas necessidades imediatas e enquadrando os valores necessários de investimento, bem como uma pormenorizada análise do benefício associado a esse investimento.

 

Benefícios & Vantagens

“Quem sabe para onde vai, consegue sempre o caminho mais sustentável.”

Numa empresa, é vital a sustentabilidade para resultados duradoiros e fidedignos. O planeamento, a coordenação, monitorização, organização e controlo de fluxos financeiros são fatores fundamentais para a coordenação de operações. Com base na nossa experiência, a gestão eficaz do negócio e a forma como cada empresa cumpre as suas obrigações ditam a grande vantagem competitiva que envolve o mercado.

A Critérios oferece soluções para controlo de tesouraria, equilíbrio de contas e fluxos financeiros, diagnósticos e avaliação de potenciais investimentos e suas capacidades de retorno, sejam com processos ou procedimentos ou na vertente estratégica de produção e produtividade.

O acompanhamento personalizado permite avanços quanto à saúde financeira de uma empresa, sempre com o foco em pessoas, resultados e lucros. Uma empresa que consegue controlar os seus fluxos financeiros, fluxos de tesouraria e fluxos de investimento mensurado está sempre mais próxima de atingir rácios positivos que se transformam em crescimento sustentado em projetos e estratégias de retorno esperado, sempre auditados e orientados ao êxito.

360º Consultoria Gestão Financeira - Desenvolvimento Financeiro

ANÁLISE FINANCEIRA 

A análise financeira está vocacionada para a recolha, tratamento e estudo da informação de cariz económico-financeiro e compreende: a utilização de um conjunto de técnicas, o estudo da situação económico-financeira da empresa e o recurso para análise de documentos e informação, como as demonstrações financeiras ou as extra-contabilísticas.

Dentro da análise financeira, encontramos três grandes vertentes de estudo e é aqui que nos iremos focar: Equilíbrio Financeiro, Rendibilidade dos Capitais e Risco.

 

INTERPRETAÇÃO DE RÁCIOS

A construção e interpretação de rácios e indicadores é a técnica de analise financeira mais comum, na medida em que permite a obtenção de informação relevante e complementar àquela que resulta da simples leitura dos valores absolutos constantes nas demonstrações financeiras das empresas. Apesar de estabelecerem relações entre diversas contas e grandezas económico-financeiras constantes da informação financeira produzida pelas empresas, os rácios e os indicadores são utilizados numa base conceptual muitas vezes indistinta, pelo que cabe aqui salientar a sua diferente natureza e o processo de construção. Dentro da diversidade, é possível agrupar os rácios de acordo com o tipo de informação que fornecem. Pode-se apresentar uma classificação dos rácios nas seguintes categorias: RÁCIOS FINANCEIROS, RÁCIOS ECONÓMICOS, RÁCIOS ECONÓMICO-FINANCEIROS, RÁCIOS DE ATIVIDADE OU DE FUNCIONAMENTO e RACIOS TÉCNICOS. Desta forma, desenvolvemos um manual de procedimentos de controlo de gestão financeira com planos de ação para que os valores destes rácios mencionados estejam de acordo com os nossos padrões de sucesso e integridade financeira.

 

GESTÃO E CONTROLO DE TESOURARIA E STOCKS

A evolução de uma empresa vislumbra-se a partir dos seus pontos de medição. Dotamo-nos de sistemas de gestão e controlo de dados, objetivos e rácios. Desta forma, a CRITÉRIOS desenvolveu plataformas de controlo de gestão de stocks e tesouraria. Levantamos dados relativos a fornecedores, clientes, ativos fixos tangíveis, matérias-primas e trabalhadores, para que seja possível otimizar e contabilizar todos os centros de custos. Para nós, o ponto chave passa muito por ajudar toda a parte administrativa e da tesouraria a conseguir controlar todo o processo de gestão da empresa.  Através das suas ferramentas, os empresários terão um excelente meio de apoio à gestão.

 

IDENTIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO DE INVESTIMENTOS

Por vezes, é necessário posicionar direções de investimentos, quer sejam financeiros ou não. A CRITÉRIOS, devido à posição que toma no mercado, consegue posicionar o seu perfil de investidor, traçar os objetivos principais, secundários e terciários da sua empresa sem que tal ponha em causa a saúde financeira da sua empresa. Ajuda a procurar os investimentos necessários e mais inteligentes para a sua organização, sempre enquadrando as suas necessidades imediatas e enquadrando os valores necessários de investimento, bem como uma pormenorizada análise do benefício associado a esse investimento.

 

CONTROLO DE GESTÃO FINANCEIRA

Este serviço visa a personalização da nossa capacidade de execução no apoio à gestão financeira da sua empresa, auditando quaisquer planos de ação implementados no sentido de melhorar o seu posicionamento financeiro no mercado. A sua empresa fica dotada de um consultor direto que fará a gestão financeira, com intervenção direta e apoio efetivo.

Foque-se no seu negócio, nós trabalhamos e fundamentamos as suas ideias.

 

Benefícios & Vantagens

“Quem sabe para onde vai, consegue sempre o caminho mais sustentável.”

Numa empresa, é vital a sustentabilidade para resultados duradoiros e fidedignos. O planeamento, a coordenação, monitorização, organização e controlo de fluxos financeiros são fatores fundamentais para a coordenação de operações. Com base na nossa experiência, a gestão eficaz do negócio e a forma como cada empresa cumpre as suas obrigações ditam a grande vantagem competitiva que envolve o mercado. A Critérios oferece soluções para controlo de tesouraria, equilíbrio de contas e fluxos financeiros, diagnósticos e avaliação de potenciais investimentos e suas capacidades de retorno, sejam com processos ou procedimentos ou na vertente estratégica de produção e produtividade. O acompanhamento personalizado permite avanços quanto à saúde financeira de uma empresa, sempre com o foco em pessoas, resultados e lucros. Uma empresa que consegue controlar os seus fluxos financeiros, fluxos de tesouraria e fluxos de investimento mensurado está sempre mais próxima de atingir rácios positivos que se transformam em crescimento sustentado em projetos e estratégias de retorno esperado, sempre auditados e orientados ao êxito.

360º Consultoria Gestão Financeira - Revitalização Financeira

RECUPERAÇÃO DO ESTADO FINANCEIRO

Apoiamos a sua empresa no processo de recuperação empresarial, avaliando o estado atual da sua empresa através de um estudo aprofundado e na definição de novos objetivos empresariais. O manual de gestão financeira CRITÉRIOS surge a propósito da necessidade de analisar tanto economicamente, como financeiramente a empresa e é através dele que nos vamos reger para recuperar o estado financeiro da sua empresa. Para esse efeito, surge para que nos possamos debruçar sobre as particulares e especificidades da empresa, tendo em conta as suas demonstrações financeiras, para tomar consciência da implicação das suas particularidades nos indicadores económico-financeiros.

 

ENQUADRAMENTO DE CREDORES E NEGOCIAÇÃO DIRETA

Utilizando uma ferramenta de controlo operacional, financeiro e de produção, é realizado um enquadramento e implementação de ferramentas de controlo operacional e financeiro da empresa. A gestão de stocks é um aspeto essencial para gerir uma empresa de modo eficiente: permite-nos aumentar a produtividade e eficiência, ajuda a organizar o espaço de armazenamento, poupa tempo e dinheiro e melhora a exatidão das encomendas de inventário. Outro ponto chave é o controlo de tesouraria, pois torna-se crucial na tomada de decisão no âmbito das políticas de investimento, dos processos de financiamento e da avaliação de desempenho.

 

ENQUADRAMENTO DE DEVEDORES E NEGOCIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO

Este procedimento de enquadramento de devedores e negociação é essencial para que a sua empresa recupere fôlego financeiro necessário para que volte a ganhar a autonomia que precisa. A CRITÉRIOS destaca-se neste ponto, pois enquadra devidamente os valores de clientes a recuperar, criando metodologias para sustentar o posicionamento destes valores. Situa os valores irrecuperáveis de clientes, mas também define os valores a recuperar. Todo este processo contempla um processo de negociação que a CRITÉRIOS domina e que vai por em prática para que possa recuperar os seus valores.

 

REGRAS DE ENQUADRAMENTO FINANCEIRO

Para que seja possível a execução de um trabalho rigoroso por parte da CRITÉRIOS, surge a necessidade da sua empresa ceder todos os documentos financeiro-contabilísticos, de forma a que seja possível lançar o feedback do estado financeiro da sua empresa. Também surge a necessidade da disponibilidade de ceder as listas de fornecedores, com os devidos valores enquadrados, bem como a lista de clientes com os devidos valores, para que seja posicionado o estado financeiro da sua empresa o mais rápido possível. Primamos pela competência, mas também primamos pela rapidez de execução. Enquadramo-nos desta forma no mercado para que a CRITÉRIOS seja o seu maior aliado num processo de recuperação financeira.

 

REGRAS DE GESTÃO FINANCEIRA

Para que este processo de recuperação do estado financeiro da sua empresa, é necessário estabelecer algumas regras de gestão financeira, nomeadamente no que pode colocar em causa os cash-flows necessários para qualquer pagamento imediato. Desta forma, a CRITÉRIOS necessita de estar a par de qualquer pagamento ou recebimento que aconteça na sua empresa, para que devidamente enquadre as necessidades cíclicas, no âmbito da tesouraria. 

 

Benefícios & Vantagens

“Quem sabe para onde vai, consegue sempre o caminho mais sustentável.”

Numa empresa, é vital a sustentabilidade para resultados duradoiros e fidedignos. O planeamento, a coordenação, monitorização, organização e controlo de fluxos financeiros são fatores fundamentais para a coordenação de operações. Com base na nossa experiência, a gestão eficaz do negócio e a forma como cada empresa cumpre as suas obrigações ditam a grande vantagem competitiva que envolve o mercado. A Critérios oferece soluções para controlo de tesouraria, equilíbrio de contas e fluxos financeiros, diagnósticos e avaliação de potenciais investimentos e suas capacidades de retorno, sejam com processos ou procedimentos ou na vertente estratégica de produção e produtividade. O acompanhamento personalizado permite avanços quanto à saúde financeira de uma empresa, sempre com o foco em pessoas, resultados e lucros. Uma empresa que consegue controlar os seus fluxos financeiros, fluxos de tesouraria e fluxos de investimento mensurado está sempre mais próxima de atingir rácios positivos que se transformam em crescimento sustentado em projetos e estratégias de retorno esperado, sempre auditados e orientados ao êxito.

360º Consultoria Recursos Humanos - Recrutamento e Seleção

LEVANTAMENTO PERFIL E NECESSIDADES

  • Fase de validação de dados e levantamento específico de perfil.
  • Interpretação e análise de perfil enquadrado no quadro de tarefas inerente às funções.
  • Triagem de necessidades para cumprimento de tarefas.
  • Levantamento de perfil curricular, académico e comportamental.

 

RECRUTAMENTO

  • Fase de recrutamento baseado no levantamento de perfil. Abertura e lançamento de anúncios e análise à base de dados Critérios.
  • Fase de captação de perfis específicos e enquadrados para as funções em requisição.

 

SELEÇÃO

  • Fase de seleção. Avaliação curricular, avaliação de conhecimentos técnicos e específicos, avaliação de competências e avaliação comportamental.
  • Integração de necessidades e abertura de proposta específica.

 

APRESENTAÇÃO DE CANDIDATOS

  • Fase de apresentação de candidatos ao cliente, com base na triagem de necessidades e levantamento de perfil.
  • Validação de dados específicos com cliente.

 

ACOMPANHAMENTO DE INTEGRAÇÃO

Fase de inserção do(s) candidato(s). Critérios desenvolve acompanhamento à integração dos perfis selecionados, primorando pelo acompanhamento personalizado em prol de uma melhor integração que leve a uma rápida adaptação do(s) candidato(s) às funções inerentes à contratação.

 

Benefícios & Vantagens

Somos uma equipa especializada, pluridisciplinar e altamente profissional.

Utilizamos estratégias inovadoras. Dispomos de ferramentas que permitem mediar e controlar as prestações dos candidatos selecionados, direcionando para melhores resultados.

Assertividade é o nosso ponto forte. Baseamo-nos em levantamentos de dados específicos e concretos, conseguindo otimizar os sistemas de desenvolvimento.

Correspondemos às expectativas dos nossos clientes.

Condições altamente competitivas. As condições respeitam a especificidade e delicadeza de um processo onde identificamos a pessoa certa para o lugar certo.

Garantia de Satisfação. Igual ao período experimental designado no controlo de trabalho com o candidato selecionado.

O tratamento e a proteção de dados.

RGPD – Regulamentação Geral de Proteção Dados, Diretiva 95/46/CE.

 

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), aprovado no Parlamento Europeu em abril de 2016, visa regular a proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, revogando assim a Diretiva 95/46/CE.

Este novo diploma, introduz alterações significativas às regras atuais em matérias de proteção de dados, impondo rigorosas obrigações e severas coimas como punição ao seu incumprimento.

O RGPD é aplicável a partir de 25 de maio de 2018, proporcionando até lá um período de transição para que as organizações implementem um plano de transformação que proporcione o cumprimento de todos os requisitos necessários à entrada do Regulamento.

A função de um Data Protection Officer (DPO) passa a ser formalmente estabelecido no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), atuando este de forma independente na fiscalização do tratamento de dados pessoais.

A Critérios360º desenvolveu uma estratégia de implementação da regulamentação da Diretiva 95/46/CE, sendo que ajudamos as empresas através de uma solução onde a estratégia é o ponto base para a criação de compliance de estrutura no tratamento de dados, garantindo aos seus clientes o cumprimento de todas as diretrizes deste regulamento.

 

Serviços Associados:

Diagnóstico e Consultoria. Aplicação de um diagnóstico de necessidades totalmente voltado para o tratamento de dados e suas políticas de funcionamento.

Implementação do Sistema. Implementação de um sistema de funcionamento fidedigno no tratamento de dados, abordando os conceitos obrigatórios e essenciais do regulamento (RGPD).

Formação. Dotar os colaboradores de conhecimentos de funcionamento, processos, regras e direitos em virtude da implementação de um sistema de proteção e tratamento de dados.

Acompanhamento. Ao longo do processo evolutivo no tratamento de dados, a colaboração é um ponto fulcral que garante a atualização do regulamento bem como a resposta em casos de exposição e auditoria.

Consulte-nos para mais informações e condições.